O ano novo chegou e, em breve, será o momento de fazer a sua declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. Muitos contribuintes ficam desanimados com o peso da carga tributária. Mas, sabia que você pode contribuir diretamente para ajudar o próximo e melhorar a sociedade com o imposto que você paga? Não? Então, continue lendo essa matéria!

Primeiro é preciso entender o que é essa destinação. O contribuinte, que pode ser uma pessoa física ou uma empresa (pessoas jurídicas), vai continuar a pagar a mesma quantia de imposto nesse processo, nem mais, nem menos. O que muda é que uma porcentagem desse valor vai direto para projetos assistenciais. No caso de nosso município, o imposto pode ser destinado a grupos organizados que atendem crianças e adolescentes por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Para fazer essa destinação, o contribuinte precisa primeiro saber o valor do imposto a ser pago e fazer o cálculo do valor a ser destinado (1% se for empresa, ou 3% se for pessoa física). Em seguida, é necessário fazer o depósito bancário na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, imprimir o comprovante de depósito e apresentá-lo ao CMDCA para obter o recibo. Depois, o contribuinte precisa digitar os dados do recibo em sua declaração, antes de enviá-la.

No momento em que o contribuinte for levar o comprovante de depósito ao CMDCA, ele pode informar o nome da instituição para a qual deseja direcionar seu imposto. Nesse caso, metade do valor será direcionada à instituição escolhida e a outra metade ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

“É importante dizer que, esse procedimento só é possível para as pessoas que preenchem o formulário completo da declaração do I.R.”, explica a assistente social Edilaine Angelino, presidente do CMDCA de Sertãozinho. O contribuinte também deve se atentar para o prazo, que vai até o dia 30 de abril, data limite para o envio da declaração. “Como no último dia o sistema pode ficar congestionado, é bom realizar o pagamento e retirar o recibo alguns dias antes, para evitar transtornos”, complementa a assistente social.

As doações ao Fundo da Criança e do Adolescente possibilitam a qualificação da Rede de Atendimento e auxiliam no processo de inclusão, proteção e fortalecimento de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. A contribuição, além de auxiliar nos atendimentos diários realizados pela rede municipal conveniada, é um exercício de cidadania. “Ao contribuir com o Fundo da Criança e do Adolescente, você está decidindo que parte de seu imposto fica em Sertãozinho, para o desenvolvimento de programas e serviços dirigidos às nossas crianças e adolescentes”, conclui a presidente do CMDCA.

Ficou interessado em contribuir? Então anote os dados da conta bancária do FMDCA. Vamos ajudar nossa cidade a ser um município cada vez melhor!

FUNDO DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
CNPJ: 17.832.398/0001-25
Banco do Brasil
Agência: 0987-3
Conta: 57668-9   

Você pode, ainda, gerar um boleto pelo site: www.cmdcasertaozinho.com.br opção FMDCA>Destinação> preencher dados> gerar boleto.

Confira os nomes das instituições e projetos inscritos no CMDCA, que podem ser beneficiadas diretamente com o seu imposto:

  • APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
  • Lar Escola Espírita Professor “Eurípedes Barsanulfo
  • Obra do Berço Menino Jesus
  • Grupo de Apoio e Combate ao Câncer Infantil e Adulto de Sertãozinho – GRACCIAS
  • CIEE – Centro de Integração Empresa Escola
  • ADOT – Associação de Assistência e Proteção ao Adolescente Trabalhador
  • APAMI – Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância: “Projeto Área Azul”
  • Associação Amigos do Bairro Alvorada Sertãozinho/SP - ABA
  • Associação Cultural e Esportiva Camisa 10
  • Instituição Aparecido Savegnago
  • Associação Orquestra Jovem de Sertãozinho
  • Lar de Amparo à Criança Filhos de Deus (Abrigo masculino)
  • Casa Abrigo Nosso Lar (Abrigo feminino) 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA fica localizado na Casa dos Conselhos. O endereço é rua Epitácio Pessoa, 2.575 - Jardim Alvorada. O telefone é 3945-3610.


Fonte: Departamento de Comunicação PMS