A população de Sertãozinho e Cruz das Posses tem à disposição serviços oferecidos pelos equipamentos sociais do município. Conheça quais são, quando e onde procurá-los.

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS): são responsáveis pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. É a principal porta de entrada do SUAS, pois possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social.

O CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, dando à população atendida condições de descobrir e desenvolver suas qualidades e potencialidades, seja através do atendimento profissional, das oficinas oferecidas, trabalhos manuais, arte, música, etc. E ainda, adquirir conhecimentos técnicos e profissionais, que possibilitem autonomia, autoestima, empoderamento e independência financeira. Também é realizado um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Os serviços, oferecidos por territórios, visam a prevenção, a proteção e a proatividade. E beneficiam as famílias que moram nos bairros atendidos por cada território, através da verificação de suas necessidades e do mapeamento da ocorrência das situações de risco e de vulnerabilidade social, e das ofertas já existentes no seu território de abrangência.

Os CRASs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h, sem intervalo de almoço. Confira os endereços:

• CRAS 1
Rua Antônio Zanandréa, 776 – Conjunto Habitacional Anélio Celline
Telefone: 3942-9017
• CRAS 2
Rua Eduardo Vassimon, 507 – Jardim Alvorada
Telefones: 3947-6953 / 3947-2299
• CRAS 3
Rua Antônio Bianchi, 156 – Jardim Sindicato
Telefone: 3942-5149
• CRAS 4
Rua Floriano Peixoto, 1034 – Cruz das Posses
Telefones: 3949-1520 / 3949-1612
• CRAS 5
Av. Hideo Takada, 155 – Conj. Hab. Antônio Pedro Ortolan
Telefone: 3491-3370
• Núcleo de Atendimento Social (Extensão CRAS 5)
Rua Mercedes Passareli Juvêncio, 112 – Vila Garcia
Telefone: 3942-7817

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): tem objetivo de ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.

Presta às famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de: violência física, psicológica e negligência; violência sexual (abuso e/ou exploração sexual); afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua e mendicância; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem-estar.

O horário de funcionamento dos CREAS é das 8h30min às 17h, sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira. O Endereço é: Av. José Antônio Angeloti, 159 – Conjunto Habitacional Antônio Costa Patrão. Os telefones são: 3945-6493 / 3491-3740 / 99141-6559.

Conselho Tutelar: atende crianças e adolescentes e aconselham seus pais e responsáveis. Os casos são encaminhados ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, como pelas delegacias, Unidades Básicas de Saúde ou até escolas, quando há abandono ou violência por parte de familiares.

Algumas famílias também buscam o órgão por iniciativa própria, em busca de seus direitos, com demandas em educação, saúde ou até conflitos como disputa pela guarda de filhos.

Cabe ressaltar que o conselheiro tutelar somente aplica as medidas necessárias à proteção dos direitos da criança e/ou adolescente, ele não as executa, devendo, portanto, buscar os poderes necessários para execução dessas medidas, ou seja, poder público, famílias e sociedade.

O trabalho é basicamente norteado por denúncias, por isso, sempre que perceba abuso ou situações de risco contra crianças e adolescentes acione o Conselho Tutelar.

O Conselho Tutelar fica localizaro à Rua Epitácio Pessoa, 2.575 – Jardim Alvorada. O horário de funcionamento é das 8h30min às 17h e o telefone é 3945-2711. Após às 17h, finais de semana e feriados, o conselheiro tutelar que estiver de plantão é acionado através do celular 99132-7741.


Fonte: Departamento de Comunicação PMS