Liga Sertanezina de Futebol de Salão

Rua: Abílio Alves Teixeira, 57 – Sertãozinho, SP
Nome do Titular Responsável Legal: Clóvis Jorge Ráo

Dados do Projeto

Título: AÇÕES INTEGRADAS PARA ATENDIMENTO A CRIANÇA E ADOLESCENTES EM ATIVIDADE ESPORTIVA
Público-alvo: Crianças e Adolescentes de vulnerabilidade e risco social do Distrito de Cruz das Posses – Sertãozinho, SP
Beneficiário Direto: 200 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.
Beneficiário Indireto: 800 pessoas entre familiares, profissionais e a rede pública.
Período de Execução: 12 meses.

Locais de Execução do Projeto

Estádio Municipal Alcídio Balbo
Rua: Floriano Peixoto, 767,
CEP: 14.179-052 - Cruz das Posses – Sertãozinho, SP

Sala de Coordenação
Rua: Floriano Peixoto, 767
CEP: 14.179-052 - Cruz das Posses – Sertãozinho, SP

Quadra Poliesportiva Armando Rodrigues e Piscina
Rua: Antonio Petri, s/n°
CEP: 14.179-054 - Cruz das Posses – Sertãozinho, SP

Breve Histórico

A Liga Sertanezina de Futebol de Salão é uma entidade de direito privado de natureza civil, sem fins lucrativos, fundada no dia 01 de agosto de 1982, de utilidade pública (Lei n° 4.836 de 15 de janeiro de 2009, filiada a Federação Paulista de Futebol de Salão – F.P.F.S., precursora da criação das escolinhas de base de futsal, em Sertãozinho. Tem por finalidade: organizar, promover, difundir, realizar, dirigir, administrar, coordenar, supervisionar, incentivar, fiscalizar e orientar o ensino e a prática da modalidade futebol de salão.
Em parceria com a Comissão Municipal de Esportes desenvolveu a formação de base da modalidade Futsal, capacitou Técnicos, Treinadores, Atendentes de Quadra (massagistas) e Oficiais de Arbitragem. Possui hoje, 11 Oficiais inscritos no Quadro de Oficiais da F.P.F.S. Atualmente, além de participar do Troféu Piratininga, competição realizada pela Federação, também atua nas escalas de arbitragem de jogos oficiais, feitas pela F.P.F.S. Ela tem um papel importante de parceira estratégica para a viabilização deste projeto. Participa no desenvolvimento do mesmo, com o Prof. Marcelo Mantovani, desde o início de 2010, para que se possa realizar as atividades sócio-esportivas, ao utilizar dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sertãozinho, permitidos pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8.069 de 13 de julho de 1990.

Do Local

Cruz das Posses tem cerca de 7.200 mil habitantes, segundo o IBGE. Por sua importância e número de habitantes, possui uma Subprefeitura e uma Central de Atendimento ao Cidadão, que funcionam no mesmo prédio para melhor atender a população (site: www.sertaozinho.sp.gov.br ). Dados obtidos por meio de informações junto aos responsáveis das instituições de Cruz das Posses contam também, com um Posto da Polícia Militar, outro da Guarda Cível Municipal, uma Biblioteca Municipal, um Telecentro Comunitário, uma Unidade Básica de Saúde, uma Creche que atende 154 crianças de 0 a 4 anos, um Parque Infantil com 240 crianças matriculadas de 4 e 5 anos, uma Escola Municipal com 900 alunos de 6 a 11 anos e uma Escola Estadual com 1029 alunos matriculados de 12 a 18 anos.
Destacamos também, que Cruz das Posses conta com um Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) e um Programa Agente Comunitário da Saúde (PACS). O CRAS atende cerca de 800 famílias carentes com todos os benefícios disponibilizados pela Prefeitura de Sertãozinho. Ela tem um programa “Espaço Jovem” para 80 alunos, que oferece Reforço Escolar, Informática e Atividade Física. O PACS faz o atendimento domiciliar às famílias carentes.
Para o lazer o distrito tem duas Quadras Poliesportivas, uma Piscina, um Centro Comunitário e um Campo de Futebol.
Atualmente, um dos maiores investimentos da Prefeitura no local é a implantação do Distrito Industrial de Cruz das Posses, com 43 lotes. (site www.sertaozinho.sp.gov.br).

Do Projeto

O caráter educativo da prática desportiva está voltado para a troca de informações, capacitação, formação e desenvolvimento de valores, atitudes e mudanças de comportamento oriundas das percepções, reflexões e conscientizações do homem sobre a realidade na qual está inserido, tornando-o capaz de interagir nessa realidade.
Além do mais, aperfeiçoa os valores morais e sociais e contribui para a formação e o desenvolvimento da personalidade do indivíduo. O conhecimento, advindo do processo educativo, e a interação social, proporcionada pela prática desportiva, possibilitam formas diferenciadas de reflexão e ação.

Objetivos


1.Propiciar por meio da atividade física, a saúde e o bem estar físico e emocional da criança e do adolescente.
2. Propiciar condições ambientais, físicas e humanas no desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente.
3. Identificar e avaliar comportamentos e problemas que a criança e/ou adolescentes podem por vezes apresentar, assim como sua disposição e estado de espírito, auto-estima e amor-próprio, saúde global, função e limitação física, dor corporal.
4. Contribuir para a qualidade de vida em saúde e com mudanças de comportamento e fixação de limites.
5. Acompanhar avaliar o desempenho escolar quanto sua capacidade de aprender e suas relações com amigos e professores, durante o ano letivo.
6. Avaliar o impacto emocional nos pais, as atividades familiares e coesão familiar da criança e/ou adolescente participante do projeto.
7. Desenvolver espírito de equipe, cooperação, solidariedade e harmonia por meio das atividades esportivas.
8. Desenvolver na criança e no adolescente suas capacidades aeróbicas e anaeróbicas, fortalecendo o sistema cardiovascular e pulmonar.
9. Desenvolver as qualidades físicas de resistência muscular localizada (R.M.L), Mobilidade, Destreza, velocidade de deslocamento, velocidade de reação, força.
10. Contribuir na explicitação e o significados de prevenção de doenças infecto-contagiosas e de doenças não transmissíveis e de primeiros socorros no esporte.
11. Ministrar palestras sobre Álcool-drogas, violência e criminalidade na infância e na adolescência.

 

Newsletter

As novidades do CMDCA no seu e-mail